DESCOMPLICANDO AS SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DENTRO DA PORTEIRA

Dra. Daniela Ferraz Bacconi Campeche


https://destinonegocio.com/br/negocios-online/dicas-para-criar-uma-startup-de-sucesso/

Quando lemos qualquer coisa hoje em dia, relativo ao aumento da produção agropecuária no Brasil, tem uma startup no meio. Quem sabe já tem também uma scale up?! Isso é maravilhoso! Pessoas indo ao campo e abrindo a visão, com soluções tecnológicas e empreendedoras em favor do setor agropecuário brasileiro. Jovens que saem das universidades querendo empreender e não só buscar um emprego. Tudo isso é atrelado a inovação….ah, mas se não for uma ideia com inovação tecnológica…parece que não tá valendo. Isso para solucionar uma dor de um setor produtivo.

Se observarmos direitinho, essa onda tá bem grande. Tão grande que podemos estar perdendo a visão do que é mais importante em todo este processo.

Gostaria de apresentar alguns dados. Segundo a empresa de consultoria em inovação Innoscience (www.innoscience.com.br), 70% das empresas falham no processo de inovação. Outro dado interessante pode ser observado no livro Entrepreneurship for Criative Scientists (Parker, D.; Raghu, S.; Brooks, R. – IOP Publishing Ebooks), no qual aponta que aproximadamente 90% dos produtos inovadores, em processo de desenvolvimento para solucionar um problema no mercado, morrem entre a TRL 4 a 6 (TRL = technological readiness level, que vai de 1 a 9). Se fizermos uma análise simples, podemos perceber que se o produtor esperar uma grande inovação tecnológica para o problema dele, ele provavelmente vai cansar de esperar. O processo é longo e altamente ariscado. As chances de dar errado são maiores do que as de darem certo. Infelizmente, esta é a realidade.

Podemos agora, olhar outros dados. Parker também afirma em seu livro, e o autor Shawn Achor (O Jeito Harvard de Ser Feliz) que o sucesso de projetos, está em equipes eficientes e não nas ideias inovadoras. Vamos olhar pelo seguinte ponto de vista: solucionar um problema dentro da porteira, requer a entrega de um resultado em um curto tempo e feito por pessoas. Isto pode ser considerado um projeto.

Então, se ligarmos os 2 pontos comentados acima ao fator que é mais importante neste processo, isto é, a solução de um problema que o produtor enfrenta, chegamos no ponto principal deste artigo. A preocupação com uma solução inovadora pode estar maior do que a solução do problema. Seja para melhorar a produção, processos, gestão ou manejos dentro das propriedades rurais, é preciso eficiência e agilidade. Como disse Uri Levine, um dos fundadores do Waze, na Campus Party Brasil 2019, “Por que você está se importando com inovação?……o importante é gerar valor, e solucionar os problemas das pessoas.” 

Monte uma equipe eficiente e confie nela. Ouça as orientações. Coloque em prática. Acompanhe os resultados através de números. Observe o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Discuta os resultados de produtividade. Enquanto isto, as inovações tecnológicas estarão sempre a caminho, para o aumento da produtividade com maior eficiência e sustentabilidade ambiental. Elas vão chegar, mas vale a pena trabalhar com as ferramentas que já estão disponíveis!

#FicaADica #FocoNoProblema #EquipeEficiente #SimplesÉMelhor  

Dra. DANIELA FERRAZ BACCONI CAMPECHE.

É Pesquisadora Embrapa Semiárido – Petrolina – BA

Atua principalmente em sistemas de produção aquícola e nutrição aquícola.

daniela.campeche@embrapa.br

Categorias Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close